EMBRAESP    40 anos  oferecendo estudos com qualidade, independência e isenção  
 
 
  Em breve disponível nova edição do Relatório Anual Embraesp. http://www.twitter.com/embraesp
 
Engenharia de Avaliação
 
Saiba Mais

Conceitos

A engenharia de avaliações é a ciência ou arte que estuda todo o processo de determinação de valores de propriedades e bens específicos, baseada no conhecimento técnico apurado e no bom senso do profissional.

Do ponto de vista geral e pela definição explicitada na Associação Brasileira de Normas Técnicas ABNT/NBR 14.653-1 de 2001, a avaliação de bens consiste na ... "análise técnica, realizada por engenheiro de avaliações, para identificar o valor de um bem, de seus custos, frutos e direitos, assim como determinar indicadores da viabilidade de sua utilização econômica, para determinada finalidade, situação e data".

A norma anterior, NBR 5.676 de 1989, apresentava uma filosofia univalente, afirmando que "o valor a ser determinado é aquele que, num dado instante, é único, qualquer que seja a finalidade de avaliação". Esta filosofia estava estendida às demais normas avaliatórias.

Já o novo texto reconhece valores distintos correlacionados à finalidade da avaliação, definindo valores de mercado, patrimonial, econômico, em risco (máximos seguráveis), de liquidação forçada, de desmonte, entre outros, cabendo ao avaliador escolher a metodologia mais apropriada, isto é, compatível com a natureza do bem avaliando, destacando-se, dentre outros fins, aquisição, locação, doação, alienação, desapropriação, arrendamento, dação de pagamento, permuta, garantia, lançamentos contábeis, seguro, arrematação e adjudicação, critérios estes seguidos pela Embraesp.

 
Get Adobe Flash player
 
 
 
 
 
EMBRAESP